Doenças do tracto urinário inferior em gatos

 

O que pode causar problemas urinários?

As causas mais vulgares deste tipo de problemas são os cálculos e infecções urinárias. Existe igualmente uma forma muito comum de inflamação da bexiga, a cistite idiopática à qual não se consegue associar uma causa em concreto, mas um conjunto de factores como o stress, a introdução de um novo animal em casa ou outras alterações da rotina, obesidade, alimentação seca inadequada, ingestão reduzida de água e sedentarismo. Para além destas, existem causas mais raras, como tumores, anomalias anatómicas do tracto urinário e traumatismo.

Os cálculos urinários formam-se pela precipitação dos cristais presentes na urina, que se originam sob determinadas condições, nomeadamente o pH e concentração da urina. Estes factores são influenciados pelo tipo de alimentação e ingestão de água. O tipo de cálculo é variável, sendo, os mais comuns, os de estruvite e oxalato de cálcio.

 

Qual a sintomatologia associada a problemas urinários?

Um gato com problemas urinários pode apresentar:

 

  • Sangue na urina;

  • Aumento das idas ao caixote e diminuição do volume de urina;

  • Dor enquanto urina (pode miar ou adoptar uma postura específica, associada à dificuldade em urinar);

  • Tendência a urinar fora do caixote da areia, em carpetes ou outros locais da casa;

  • Incapacidade de urinar (dirige-se para o caixote e faz esforços improdutivos para urinar);

  • Tendência para lamber a zona genital.

Uma obstrução urinária é uma emergência médica, que coloca em risco a vida.

O tempo que decorre entre a obstrução total e a morte pode rondar as 24 a 48 horas. Assim, o animal deverá receber assistência médica logo que possível. Quanto mais cedo o problema for tratado, melhor é o prognóstico de recuperação.

No caso de existir uma obstrução total, além dos sintomas descritos acima, o gato pode apresentar:

  • Prostração;

  • Falta de apetite;

  • Vómitos.

  •  

Tratamento

No caso de obstrução urinária, o tratamento de urgência consiste na algaliação, ou seja, a passagem de um tubo estreito pela uretra, de forma a possibilitar a saída da urina.

Caso não seja possível algaliar, estejam presentes cálculos de grandes dimensões ou se houver recaídas, poderá ser necessário proceder a cirurgia.

É importante fazer uma análise de urina, de forma a determinar a causa do problema. Dependendo do estado clínico do animal e da duração do problema, o Médico Veterinário pode optar por fazer outros exames auxiliares, como ecografia, radiografia e análises de sangue, ou colocar o animal a soro.

 

Consoante a causa da afecção urinária, pode ser necessária a administração de antibióticos, analgésicos, medicação para controlo dos vómitos, protectores gástricos ou medicação destinada a redução do stress.

Para além disso deve introduzir-se um alimento específico, destinado a diluir a urina e dissolver os cálculos. Para além disto, também possui elementos protectores das paredes da bexiga.


Uma vez resolvido o problema, este alimento deverá manter-se a médio ou longo prazo.


Prevenção

Um gato que já tenha sofrido de uma afecção do tracto urinário inferior tem uma maior probabilidade de sofrer novamente de infecções de bexiga, de obstruções ou formação de cálculos. Assim, é importante manter estes animais controlados de forma a reduzir a frequência, duração e severidade deste tipo de problemas. Existe um conjunto de medidas que podem ser tomadas neste sentido:


  • Fornecer dietas específicas para diluir a urina diminuindo a incidência de cristais;

  • Estimular o consumo de água, mantendo vários pontos de água fresca, em diferentes locais. Pode inclusivamente aromatizar a água com um pouco de água de cozer carne ou peixe;

  • Disponibilizar um número adequado de caixotes, colocados em locais calmos da casa;

  • Manter a areia dos caixotes sempre limpa;

  • Minimizar as alterações na rotina do gato, de forma a reduzir o stress.


 

 

 

 

 

 

Escrito por: Maria José Guimarães, MV

Fontes: www.royalcanin.pt

www.vet.cornell.edu/fhc/brochures/urinary.html